Esta noite pensamos em fazer um aperitivo à americana. O que vamos servir como tira-gosto? Pensamos logo nas rodelas de cebola empanadas. Preparamos uma massa como a massa de crepes, mais líquida, passamos nela as rodelas de cebola e depois fritamos. Podemos comê-las molhando em maionese ou ketchup. Uma delícia!
Na Grécia, eles degustam os mezzes na hora do aperitivo. São salgados, apresentados em geral num grande prato redondo e podem ser degustados com auxílio de pedaços de pão. Alguns deles são nosso conhecidos, como o homus (pasta de grão de bico, tahine e azeite)
Nas mesas marroquinas, encontramos os famosos briouates, folhas de bricks recheadas, em forma de triângulos. Se parecem muito com as samossas (ou chamuças) indianas, a diferença está nos condimentos usados na massa e no recheio. O difícil é realizar dobraduras perfeitas e bonitas.
A cozinha chinesa é uma cozinha natural e que dá muita importância aos alimentos e seu frescor. Podemos citar os famosos nems, que podem ser fritos (rolinhos de primavera) ou servidos frios, que se mergulha em geral de um molho apimentado.
Na Espanha eles adoram as tapas que são tira-gostos variados servidos em pratos maiores. Podem ser variadas: bolinhos de carne, camarões empanados, patatas bravas, pimentões assados, empanadas, tortillas e muitos outros. A tortilha de batatas pode ser servida grande ou em porções pequenas.
Na Itália, eles adoram se reunir em torno de um copo no momento do aperitivo e principalmente degustar os antipasti. Um dos mais conhecidos é a bruschetta, por exemplo. São fatias de pão grelhado nas quais colocamos, tomates, beringelas, presunto e queijo, é claro. Passadas no forno uns dez minutos antes de servir.
Na Índia, no momento do aperitivo, são os chapatis ou bolinhos recheados de legumes que se degusta. Para os chapatis, prepara-se uma massa tipo crepe, cozinha-se em frigideira, recheia-se. Podemos cortá-las em dois e dar a forma de wraps.