Os melhores automóveis que só foram construídos uma vez

Começando com um 404 cabriolet, a Peugeot criou um recordista com motor diesel, com um teto estreito fixo e apenas 69 cv. Funcionou durante 72 horas em Montlhéry, batendo 22 recordes de velocidade no processo, três dos quais totalmente novos.

Quando a Transit Supervan fez a sua estreia pública na reunião de corrida da Páscoa em Thruxton, em abril de 1971, a Ford nunca poderia prever o ícone em que esta máquina ridícula se tornaria. A carroçaria era de uma Transit de primeira geração normal que escondia um segredo bastante louco: esta carrinha de entregas era baseada no chassis de um Ford GT40, com um V8 de 5 litros montado a meio.

Com 441 cv de potência, o desempenho da Supervan foi impressionante. Registámos um tempo de 0 a 160 km/h de apenas 21,6 segundos quando a conduzimos no aeródromo de Boreham da Ford Motorsport. Também vimos 164 km/h no relógio - em segunda velocidade!

Quando o magnata dos negócios Gianni Agnelli (1921-2003) era dono da Fiat, podia ter os carros que quisesse e foram-lhe construídos vários modelos únicos. Entre eles estava uma carrinha de cinco portas baseada na ultra-luxuosa berlina Fiat 130, com o seu motor de seis cilindros e 3,2 litros com 167 cv.

A família Agnelli mandou fabricar quatro destes automóveis ultra práticos, cada um com pormenores diferentes. O patrão teve um com um suporte de tejadilho e vime nos flancos. Esse carro era conhecido como Villa d'Este e está agora em mãos privadas.

Com uma velocidade máxima comprovada de quase 320 km/h, este teria sido, sem dúvida, o automóvel de estrada de produção mais rápido do mundo. Mas, com todo o trabalho de desenvolvimento concluído

Com a Audi ocupada a conquistar etapas de rali em todo o mundo, com o seu incrível Quattro, a Volkswagen quis participar da festa da tração nas quatro rodas. Foi o que a motivou a criar um Scirocco com um motor de quatro cilindros de 1791 cm³ em cada extremidade.

LIKE SHARE SAVE

STAY UPDATED