Essa vantagem evolutiva garante sucesso na alimentação e na reprodução, facilitando ou, em alguns casos, sendo vital para a adaptação ao ambiente. Veja os animais com visão privilegiada.
Para se ter uma ideia , os seres humanos - como a maioria dos animais - têm três tipos de fotorreceptores nos olhos, cada um sensível a uma cor diferente. Nosso cérebro determina a cor pela forma como os fotorreceptores respondem ao estímulo. Há animais com bem mais capacidade.
O camarão mantis, por exemplo, tem uma visão excepcional, capaz de detectar até 12 cores primárias, enquanto os humanos detectam apenas 3. Eles têm 12 fotorreceptores - alguns chegam a ter até 21. Isso permite que ele reconheça parceiros, predadores e potenciais ameaças com precisão.
A águia possui uma visão extremamente aguçada, podendo enxergar de 4 a 5 vezes melhor que um ser humano. Ela é capaz de identificar presas, como roedores ou peixes, a mais de 3 km de distância. Essa habilidade permite que ela localize e capture suas presas com precisão durante o voo.
A coruja tem uma visão adaptada para a baixa luminosidade, sendo uma excelente caçadora noturna. Seus olhos grandes captam a mínima luz, permitindo que localize presas como roedores e insetos no escuro.
Os gatos domésticos têm uma visão noturna até 6 vezes melhor que a dos humanos. Isso os ajuda a caçar e identificar movimentos sutis no escuro, mesmo em ambientes internos.
A libélula possui olhos compostos que lhe conferem quase 360 graus de visão. Essa característica é essencial para capturar insetos em pleno voo com grande precisão.