Estrelas do renascimento do roadster dos anos 90

A Audi pode ter chegado mais tarde à festa com o seu TT Roadster em 1999, no seguimento do lançamento do deslumbrante coupé no ano anterior, mas foi um automóvel importante. Levou a Audi para a batalha não só com a BMW e a Mercedes, mas também com a Porsche, à medida que a empresa alemã procurava levar as suas aspirações mais para cima no mercado

Tão controverso como o Z1 à sua maneira, o Z3 dividiu opiniões com o seu aspeto. Isso não impediu que o Z3 se tornasse um ator-chave no mercado de roadsters desde o seu lançamento em 1995 e satisfazia as necessidades da maioria dos condutores com motores que iam desde o humilde 1,9 litros até ao motor de seis cilindros em linha de 2,8 litros.

O Barchetta levou a Fiat de volta a um mercado que já tinha conhecido bem, ao lançar o seu novo roadster em 1995. O estilo elegante e os preços atractivos fizeram da Barchetta uma compra atractiva.

É um mistério o facto de a Ginetta não ter oferecido a fórmula do G33 antes da chegada deste carro em 1990. Afinal de contas, a carroçaria básica era semelhante à do G27 e o Rover V8 já existia há mais de duas décadas. Independentemente disso, o G33 era um roadster de 225 km/h apelativamente bruto.

A Honda sabe como festejar quando quer e o S2000 foi construído para celebrar o 50º aniversário da empresath . Ao contrário de outros Hondas rápidos contemporâneos que utilizavam tração dianteira, o S2000 tinha um chassis de tração traseira com um motor de quatro cilindros de 2,0 litros e 240 cv à frente.

A Jaguar não repetiu o erro do XJ-S ao não oferecer um descapotável desde o lançamento do seu novo XK8 em 1996. O estilo elegante do modelo descapotável de dois lugares era tão elegante como o coupé e os dois partilhavam os mesmos motores V8, incluindo a versão sobrealimentada do XKR.

A Lotus pode ter reavivado o nome Elan em 1989, mas o seu roadster para a década de 1990 não conseguiu reavivar as fortunas da empresa. Perdeu dinheiro em cada um dos 3855 carros vendidos até 1992. Houve então um intervalo de dois anos antes de serem produzidos mais 800 Elans sob a posse da Bugatti na empresa de Hethel.

LIKE SHARE SAVE

STAY UPDATED