Eles são um pouco mais pequenos do que outros cães de guarda, mas fazem bem o seu trabalho: têm muita energia e são muito inteligentes. É uma raça muito dominante que pode ser agressiva com outros cães.
Uma raça que, no século XVIII, era usada para proteger o gado, hoje em dia é frequentemente usada como cão de guarda, cão policial e até mesmo cão-guia. O Rottweiler é uma raça muito autoconfiante, obstinada e protetora. Com o treinamento adequado, ele é um dos melhores protetores da casa.
Uma raça usada como guardiã há séculos na Inglaterra. É um cão de grande porte, calmo, fácil de treinar, muito forte e protetor. São inteligentes, discretos e latem somente quando necessário.
Sua natureza agressiva e protetora o torna um excelente cão de guarda. No entanto, eles precisam de socialização e treinamento adequados desde filhotes para não se tornarem perigosos.
Raça originária da França que tem muitos talentos: proteger o gado, repelir animais indesejados e defender a casa. São usados por departamentos de polícia em várias partes do mundo. São inteligentes, corajosos e trabalhadores.
O Grande Boiadeiro Suíço é um cão grande, musculoso e tricolor. Sua origem é de guarda, sendo o protetor das fazendas suíças há vários séculos. É inteligente e está sempre alerta.
Devido à sua pelagem, ele pode não transmitir a sensação de um guardião. Mas eles são. Eles são muito corajosos em situações perigosas, devido à sua origem de cão pastor. São protetores, independentes e capazes de tomar suas próprias decisões.