O excitante conteúdo da cafeína estimula o sistema nervoso do cachorro, causando vômito e taquicardia. Não pense nem mesmo em oferecer a espuma do seu cappuccino ao seu cãozinho!
As uvas e passas podem causar insuficiência renal no cão. Em alguns casos presenciou-se vômito, diarreia e um estado de letargia.
O alho tem componentes tóxicos que agem a nível dos glóbulos vermelhos, cujos sintomas aparecem alguns dias depois da ingestão. O cão fica parado e relutante em movimentar-se, com presença de urina escura. Tenha muito cuidado, em alguns casos é necessário uma transfusão de sangue.
Enquanto a maioria das pessoas procura evitar comer o miolo da maçã, na realidade é muito mais perigoso para os cães. Juntamente com outras frutas deveríamos absolutamente ter cuidado para não deixar o miolo ultrapassar.
As cebolas podem chegar a fazer muito mais do que o seu cachorrinho chorar: a composição da cebola pode degenerar os glóbulos vermelhos do sangue causando problemas aos rins. Se o cão ingerir uma quantidade muito grande de cebola, nos casos mais graves, pode ter necessidade de fazer uma transfusão de sangue.
O que? O bacon? É absolutamente lamentável que não possamos dividir esta delicia com nossos amigos caninos. O cão pode desenvolver pancreatite e leva a problemas crônicos de digestão e má absorção de nutrientes.
Como o leite, o queijo tem entre seus componentes açúcar e gorduras que o cachorro com suas enzimas não consegue sintetizar. Os sintomas do queijo e dos produtos similares em geral são gases; diarreia e vômito.