O 303 foi o primeiro BMW com duas grelhas de radiador montadas uma ao lado da outra - a primeira versão do que viria a ser conhecido como a grelha em forma de rim.
Enquanto o DA-3 Wartburg mencionado anteriormente era um derivado da berlina 3/15, o 328 foi o primeiro BMW concebido de raiz como um automóvel desportivo.
Todos os exemplares estavam equipados com o já conhecido motor de 2,0 litros de seis cilindros em linha reta, geralmente na mesma forma utilizada para o 326.
Apelidado de Barockengel ("anjo barroco"), o 501 tinha uma construção surpreendentemente conservadora de carroçaria sobre chassis, mas era espaçoso e aerodinâmico, e a qualidade de condução era impressionante.
A BMW, que necessitava urgentemente de um modelo barato para a sua gama, adquiriu o projeto em 1954 e reformulou completamente o automóvel antes de o colocar à venda (com o seu próprio motor monocilíndrico em vez do gémeo Iso) no ano seguinte.
É difícil acreditar agora que estes automóveis não eram considerados desejáveis no momento em que foram postos à venda, mas a BMW tinha-os tornado mais uma vez demasiado caros e os clientes foram para outro lado.
O infeliz hábito da BMW de produzir carros que não davam muito lucro (o Isetta) ou que eram muito bons mas vendidos em números desastrosamente pequenos (tudo o resto) foi finalmente quebrado quando o 700 apareceu em 1959.