Catedral de Aachen (Alemanha) - Construída em 790 a mando de Carlos Magno (que ali está sepultado), a catedral da cidade de Aachen recebeu acréscimos ao longo do tempo. Tem magníficos vitrais de 25m de altura. É Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Catedral de Notredame (Paris, França) - Construída entre 1163 e 1345, é um dos símbolos de Paris, Patrimônio Mundial da Humanidade. Os principais vitrais têm o estilo chamado de “rosa”, porque são arredondados e divididos em vários segmentos. Foram construídos em 1270
Igreja de São José (Le Havre, França) - A cidade portuária sofreu muitos danos com bombardeios na II Guerra Mundial. A igreja é dedicada à memória das vítimas. Tem 12.768 painéis de vidro colorido: ao leste e ao norte as cores são frias, enquanto tons dourados e cores vivas preenchem as janelas oeste e sul.
Sainte-Chapelle (Paris, França) - Capela gótica na Île de la Cité, inaugurada em 1248, tem vitrais emoldurados por um delicado trabalho em pedra. Janelas de 15m de altura retratam mais de 1.000 figuras bíblicas.
Sagrada Família (Barcelona, Espanha) - A obra que simboliza a arte de Antonio Gaudi (1852-1926) - e cuja construção nunca termina - tem toques góticos impressionantes na própria arquitetura, mas também se destaca pelos vitrais que adornam a igreja.
Palácio da Música Catalã (Barcelona, Espanha) - Sala de concerto construída entre 1095 e 1908. Os vitrais saem desde o chão, nos dois lados, e também ornamentam a claraboia dando um efeito de céu azul e o sol tridimensional.
National Gallery of Victoria (Melbourne, Austrália) - Tem um dos maiores tetos de vitral do mundo. O projeto foi concluído em 1968 para deixar a luz entrar na grande sala de forma natural. E com arte.