A praia de Benagil localiza-se na zona costeira do concelho de Lagoa, em Portugal, e é famosa pelas suas grutas naturais que possuem em sua constituição aquilo que se designa como algares. Um algar é uma cavidade que se desenvolve numa estrutura natural vertical, tal como podemos observar na imagem. Que lindo cenário!
Ao longo da zona costeira da República das Maldivas, há praias que apresentam esse fenômeno que parece saído de um filme de ficção científica. Isto acontece devido aos fitoplânctons bioluminescentes microscópicos, que emitem luzes quando são agitados pelas ondas. Incrível, né?
É nesta praia do Havaí que pode-se encontrar uma das areias mais negras do mundo. A tonalidade escura é resultado da lava de basalto que explode ao entrar no mar e esfria rapidamente.
Na ilha da Rábida, em Galápagos, no Equador, é possível encontrar uma das faixas de areia mais vermelhas do mundo. Este local ganhou este tipo de areia devido à oxidação de depósitos de lava ricos em ferro. Contudo, existe também a possibilidade de que a pigmentação da terra aconteça devido a sedimentos de coral que acabam por ir dar à costa.
Na Galícia, visitantes se deparam com uma verdadeira obra de arte. Chama-se Praia das Catedrais e é um monumento natural com uma dimensão sobrenatural. Para conseguir andar por entre estes majestosos arcos, é preciso esperar pela maré baixa. A imponência das formações naturais irá deixá-lo de boca aberta!.
A praia de Maho pode ser encontrada na ilha de Saint Martin, nas Pequenas Antilhas. O mais bizarro sobre este local é o fato de se situar próximo do Aeroporto Internacional Princesa Juliana. Isto faz com que os aviões voem em uma baixa altitude, próximo da areia, o que a tornou numa área popular entre os turistas. Imagina o friozinho na barriga!
A Islândia é um país repleto de atividade vulcânica, sendo por isso normal que praias de areias negras como esta sejam tão comuns no país nórdico.